A pós-graduação em Enoturismo, desenvolvida em parceria pela Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), que já contou com duas edições, vai ter uma terceira, que está agora a ser preparada.
Esta pós-graduação foi já frequentada por mais de 50 alunos, nos últimos dois anos, segundo revela a diretora da EHT de Portalegre, Maria da Conceição Grilo, mais de 50 alunos: “nestes dois anos ultrapassámos os 50 alunos e a nossa expectativa é manter essa cadência, uma vez que tem mostrado um elevado nível de atratividade, com o objetivo dos alunos se valorizarem”.
Esta formação, garante ainda Maria da Conceição Grilo, “vem responder ao crescimento do enoturismo, na região do Alentejo”.
Eva Milheiro, coordenadora do Departamento de Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento do IPP, que desempenha funções de coordenadora desta pós-graduação, em conjunto com as professoras Fernanda Silva da EHT e Graça Carvalho, da Escola Superior de Biociências de Elvas, assegura que “o setor do enoturismo, conjugando o turismo e o setor dos vinhos, tem vindo a crescer em Portugal e, em particular, no Alentejo”.
A pós-graduação, garante Eva Milheiro, “é muito importante porque permite diversificar experiências no território e combate a sazonalidade do turismo, valoriza a gastronomia e o património”.
Os interessados em inscrever-se nesta terceira edição da pós-graduação em Enotursimo poderão candidatar-se muito em breve, devendo procurar toda a informação necessária junto do Instituto Politécnico de Portalegre.