17 anos depois, Pedro Ramalho cumpre sonho de arbitrar 1ª Liga

Imagem: Catarina Morais/Kapta+

Pedro Ramalho, árbitro natural da Terrugem, no concelho de Elvas, e a representar a Associação de Futebol de Évora (AFE), foi promovido à primeira categoria da arbitragem nacional, pelo que estará, na próxima época, a arbitrar os jogos de futebol da primeira liga.

Depois de uma época que, segundo diz, “correu bem”, com “mais altos que baixos”, Pedro Ramalho confessa que já estava preparado para a subida, ainda que nunca imaginasse ser considerado o melhor árbitro da Segunda Liga. “A subida era o objetivo, mas ficar em primeiro lugar foi mesmo terminar com chave de ouro”, garante, recordando que leva 17 anos dedicados à arbitragem. “A notícia foi recebida com natural satisfação, muita emoção também, porque são 17 anos a arbitrar, ininterruptos”, assegura.

Desta forma, a AFE passa agora a ter dois árbitros na primeira liga, com Pedro Ramalho a juntar-se a Luís Godinho. “Há muitos anos que o Alentejo não tinha dois árbitros na primeira categoria, o que é fantástico e acho que estamos todos de parabéns”, comenta. Ainda que seja natural do concelho de Elvas, o árbitro explica que acabou por se filiar na AFE por ter iniciado o curso quando estudava na universidade daquela cidade.

Família e amigos receberam a notícia, igualmente, com grande felicidade, até porque, quem priva com Pedro, garante, tem noção do trabalho que desenvolve e das horas que dedica à arbitragem. “Já comemorámos e está tudo muito satisfeito, muito contente e tudo também preparado para ver a estreia na primeira divisão”, garante.

No que toca à preparação para sua estreia na 1ª Liga, o árbitro garante que não será muito diferente daquela que fazia antes. A grande diferença, será o “mediatismo”.

Por mais que considere que, para além da qualidade e do trabalho, seja necessária “alguma sorte” à mistura, Pedro Ramalho garante que este é um sonho tornado realidade, alcançado aos 36 anos.