UÉ envolvida em projeto que visa melhorar competências digitais de jovens e adultos

A Universidade de Évora (UÉ) é uma de seis instituições portuguesas de Ensino Superior que integra o consórcio “Digital Sul + Ilhas”, programa lançado com vista a fortalecer as competências digitais nos jovens e adultos que não pertencem as áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Apoiado em 2.393.855,28 euros, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este consórcio, do qual também fazem parte a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e Egas Moniz, tem como principal objetivo formar 2.400 jovens e adultos nas áreas do Audiovisual e Produção dos Media, Informática, Ciências Informáticas, Eletrónica e Automação.

Com as formações, a arrancarem no início de setembro e de frequência gratuita, a expectativa é que os participantes adquiram conhecimentos suficientes para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente no que toca ao conhecimento das ferramentas digitais.

Este projeto dispõe de uma oferta de unidades curriculares autónomas organizadas em módulos – Literacia Digital, Pensamento Computacional, Programação, Digital Media, Comunicação e Design Multimédia, Cibersegurança e Privacidade, Ciência dos Dados e Análise, Inteligência Artificial e Fabricação Digital – que podem ser disponibilizadas em formato híbrido ou à distância.

A iniciativa apoia também os pilares de transição ecológica e digital do PRR, e ajuda ao desenvolvimento da igualdade de género, de oportunidades e não discriminação, ao mesmo tempo que também desenvolve as capacidades digitais dos participantes. Este projeto irá contribuir para uma sociedade preparada para o futuro digital.