Dia Mundial da Hipertensão celebrado no Forte de Santa Luzia

​O Forte de Santa Luzia acolheu ontem, 17 de maio, as comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, promovidas pelos alunos de ginástica da Universidade Sénior e da turma de Desporto do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas.

O início da atividade aconteceu com um rastreio de medição da tensão arterial e consciencialização para esta temática, pela equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade de Elvas, que se deslocaram ao local, tendo-se realizado ainda jogos lúdicos que envolveram a participação dos seniores e dos jovens.

Posteriormente, decorreu uma caminhada até ao Fortim de São Mamede, tendo-se visitado as contraminas e, no final, foi feita uma breve explicação histórica do Forte de Santa Luzia.

O objetivo passou por fomentar na comunidade a educação para a cidadania valorizando a componente ambiental e cultural e promover a saúde, o desporto e a cultura.

O projeto integrou cerca de 200 alunos e professores das turmas de desporto de 10°, 11° e 12° anos, alunos e professores do Ginásio Sénior, numa atividade multidisciplinar, com grande visibilidade, dando a possibilidade de divulgar o trabalho desenvolvido em articulação com todos os escalões etários envolvidos e com a comunidade.