A 10ª edição da Baja TT Dehesa Extremadura – Alto Alentejo arranca esta sexta-feira, 3 de maio, de Elvas, sendo que a concentração quer de motas, quer de carros teve lugar junto ao Aqueduto da Amoreira.
São perto de 170 os pilotos a participar nesta prova que pontua para o Campeonato do Mundo e Europeu e tem partida junto à Estação de Elvas.
O vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, justifica o facto de as zonas de público e o percurso só terem sido divulgados ao final da tarde de ontem: “o percurso só foi entregue ontem e isto são indicações da Federação Portuguesa de Automobilismo, para garantir que os amantes da modalidade não utilizassem o percurso para treinar”.
O vereador apela ainda à população para que vivam esta modalidade, mas “de forma segura”, porque haverá grande velocidade ao longo do percurso.
Já Miriam Martins, da organização, revela que o facto de esta Baja atravessar os dois países “é uma mais-valia para ambos, uma vez que movimenta a economia local e mobiliza os amantes da modalidade”. As pessoas, normalmente, gostam de assistir a este tipo de prova, revela Miriam, que garante que “os pilotos gostam muito dos percursos em Elvas”.
Miriam Martins explica como se processa esta etapa: “de manhã reagrupam-se as motas e carros, depois segue-se a escolha de posição em que partem”. O momento de reagrupamento é sempre um momento para que as pessoas falem com os pilotos, num momento de convívio entre todos”.
Esta prova, que decorre até amanhã, pontua para o Campeonato Europeu da Federação Internacional de Automobilismo, Campeonato Espanhol de Rally Todo-Terreno, em carros, além da do Campeonato do Mundo Baja e do Campeonato Espanhol Raid TT, em motos.