MTA de Elvas com vários projetos sociais de apoio aos mais necessitados

Ao longo dos anos, o Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Elvas tem vindo a apoiar e a ajudar todos aqueles que, por vicissitudes da vida, passam por dificuldades.

Um dos projetos “mais acarinhados” pela MTA, segundo a irmã Maria de Fátima Magalhães, é “Ajudar a Crescer Bebés”, que conta com o apoio da Fundação Mariana Martins e da paróquia de Santa Luzia. “Todas as semanas, às segundas e quintas-feiras, apoiamos as mães solteiras, com bebés pequeninos, que não têm condições económicas para os leites, para as fraldas e as roupas”, explica.

Estas mães são recebidas na Paróquia de Santa Luzia, sendo que ali, para além de recolherem os bens essenciais para os seus filhos, têm também oportunidade de “serem ouvidas”. “Descobrimos muita pobreza e queremos que às crianças, até aos dois anos, não falte nada”, garante a irmã.

“Coração de Ouro” é outro dos projetos sociais do MTA, que visa, sobretudo, apoiar idosos que se vivem sozinhos ou que estão “abandonados”. “Nós visitamos essas pessoas. Há pessoas idosas que não precisam de apoio económico ou de alimentos, mas precisam de tempo, de carinho e de ternura”, explica Maria de Fátima Magalhães. Muitas dessas pessoas, sem dificuldades financeiras, acabam por “ajudar outros idosos que precisam de apoio”.

Por outro lado, o MTA de Elvas, todos os meses, entrega cabazes de alimentos, de porta em porta, às famílias mais carenciadas. “Já chegamos aos 300 agregados familiares, mas temos o apoio das superfícies comerciais, que nos ajudam”, diz ainda a irmã.