O Município de Montemor-o-Novo atribuiu, recentemente, um total de 109 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o Ensino Superior. Face ao ano letivo anterior, foram atribuídas mais sete bolsas.
Com este apoio, a autarquia, segundo revela o presidente Olímpio Galvão, procura “dar ferramentas aos jovens para se consigam formar”, na expectativa que também Montemor, no futuro, venha a ganhar com o investimento feito, que desta feita é de “quase cem mil euros”. “Estamos a falar de um apoio da Câmara de 99.900 euros a alunos que reúnam avaliação boa e, ao mesmo tempo, tenham necessidades económicas para estudarem no Ensino Superior”, adianta o autarca.
“A esperança destes apoios é que os jovens se formem, mas depois voltem ao nosso concelho. Estamos a trabalhar, todos os dias também, para trazer empresas para o concelho, para criar mais emprego”, garante Olímpio Galvão.
O autarca dá ainda conta que, desta vez, deram entrada, nos serviços da Câmara Municipal, 135 pedidos de atribuição de bolsa, mais dez do que no ano letivo anterior. Com a atribuição de mais sete bolsas, face ao ano letivo 2022/2023, o investimento é superior em 3.550 euros.
“A Câmara Municipal entendeu, da análise de todos os processos, que estes estudantes estariam nas devidas condições para receber a bolsa e faz este esforço, com todo o gosto, para ajudar os alunos de Montemor-o-Novo”, diz ainda o edil.
Os valores destas bolsas, que são atribuídas por ano letivo, ao longo de dez meses (entre outubro e julho), valores variam, mensalmente, entre os 60 e os 140 euros.