Em São Vicente, no concelho de Elvas, um grupo formado por homens, crianças e jovens irá, na noite desta sexta-feira, 5 de janeiro, e à semelhança daquilo que já se faz naquela freguesia há 17 anos, cantar aos Reis.
Será por volta das 20 horas que o grupo, explica Manuel Anastácio, responsável pela iniciativa, irá passar pelo lar de idosos, seguindo-se um percurso pelas ruas da aldeia.
“Todos os anos tentamos alterar o percurso, de forma a chegar a todos os habitantes, o que é difícil, porque é muita gente. Depois terminamos, como também é já tradição, no restaurante ‘Bar Novo’, onde vamos comer a açordinha, para aliviar o estômago”, adianta.
No decorrer da iniciativa, o grupo canta às portas das pessoas, que só lhe abrem a porta no fim, sendo que, terminados os cânticos, ou recebe “algum género” ou é mesmo convidado a entrar.
Uma das “prioridades”, diz ainda Manuel Anastácio, é conseguir-se passar esta tradição aos mais novos, pelo que, todos os anos, crianças e jovens se têm associado à iniciativa. “Já demonstraram ser colaborantes e querem aprender como se faz o evento e, este ano, naturalmente, vamos contar com mais jovens, também porque no dia a seguir é sábado e não têm escola”, remata.