Madalena Lourenço representa a região como conselheira na CNCJ e quer que mais jovens o façam

A jovem elvense, Madalena Lourenço é, desde 2020, Conselheira, da região Alentejo, no Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ), uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.

Entrou neste projeto, no 8º ano, para “conseguir dar voz aqueles que reprimem a sua opinião”, sendo este projeto tem jovens “de todas as partes do país”.

CNCJ é um projeto de “partilha”, com o objetivo de representar as crianças e jovens que não se sentem ouvidas.

Recentemente, estes jovens foram ouvidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde expuseram as suas preocupações nas suas regiões. Esta jovem elvense explica que disse ao Presidente que “há falta de estímulos que existem no Alentejo, mostrei que as crianças do Alentejo também têm voz”, adiantando que foi acima de tudo, “um momento de partilha, em que o Presidente também nos aconselhou e respondeu às nossas dúvidas”.

Madalena pretende, agora que o seu mandato enquanto conselheira está a terminar, que alguém de Elvas possa integrar esta comissão e represente a cidade e a região. A segunda edição já tem candidaturas a decorrer, é preciso ter entre os 8 e 15 anos e mostrar uma proposta para conseguir mudar algo.

A entrevista completa, a Madalena Lourenço, que pode ouvir, no podcast abaixo: