Elvas: ponto de situação do CROAC analisada em reunião da Comissão de Acompanhamento

A Comissão de Acompanhamento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Elvas reuniu ao final da tarde da passada sexta-feira, dia 10 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho para analisar vários pontos.

A sessão começou com a análise do ponto de situação atual do CROAC, no qual se encontram atualmente 53 cães e oito gatos, tendo sido ainda dado a conhecer que foram adotados, neste período, 23 cães e 4 gatos.

Sobre o projeto de ampliação do CROAC de Elvas, que irá permitir dar resposta ao dobro de animais, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida explicou que “desde a última reunião já tivemos que fazer a ampliação deste espaço, temos agora mais capacidade do que a que existia, mas não é suficiente”.

Coube ao vereador Tiago Afonso e ao veterinário municipal, Nuno Caldeira Fernandes, explicar a nova disposição do espaço e a oferta de novas instalações, sendo exemplo disso, salas para procedimentos cirúrgicos ou até um parque de recreio.

Todos concordaram que não sendo o espaço ideal para o efeito, enquanto se “procura” um novo local fora da malha urbana, permitirá, dar resposta às necessidades existentes e cumprir com as condições legais e sanitárias para estas infraestruturas.

Rondão Almeida lembrou que para “conseguirmos o ótimo necessitamos de espaço e recursos, assim como tempo para o concretizar”, tendo sempre em mente o bem-estar animal e neste momento “importa melhorar as condições”.

Os presentes ficaram ainda a conhecer o ponto de situação referente ao protocolo estabelecido com a Escola Superior Agrária de Elvas, que segundo o vereador Tiago Afonso encontra-se agora a funcionar em pleno, depois de alguns ajustes iniciais, Tiago Afonso saudou a colaboração que tem existido nesta área.

A Escola Superior Agrária de Elvas tem sido um importante apoio no tratamento dos animais, tendo os pedidos realizados sido sempre atendidos, foram realizadas campanhas de sensibilização, o que permitiu que, neste período, não se tenha recorrido a clínicas particulares.

Foram apresentados os resultados de esterilizações em gatos, através de campanha CED (captura, esterilização e devolução), num total de 151 gatos. Este ponto suscitou algumas questões, que foram clarificadas. Em 2024 o Município de Elvas pretende realizar três ações deste género, com o objetivo de que nas colónias sejam esterilizados os felídeos que surjam, tendo sido também uma das recomendações apresentadas.

No final foram ainda abordados outros temas, como a possibilidade dos membros visitarem o CROAC, tendo sido referido que poderão fazê-lo num horário estabelecido, diariamente.

Os presentes ficaram ainda a saber que existe um piquete para a recolha de animais, que analisa a urgência da intervenção, sendo a recolha feita sempre que se verifique uma situação urgente.