Skip to content

Elvas: PSD questiona ausência de Rondão Almeida na apresentação da FEHISPOR

No decorrer da reunião da Câmara Municipal de Elvas de ontem, 8 de novembro, a vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, para além de ter apresentado um voto de pesar pelo falecimento de João Carpinteiro e ter recomendado à autarquia que faça todos os esforços para que o Museu Municipal de Fotografia não morra, pediu explicações relativamente à ausência do presidente da Câmara, Rondão Almeida, na apresentação da Fehispor, em Lisboa.

Em nota de imprensa enviada à redação da Rádio ELVAS, a Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas, revela ainda que a vereadora absteve-se de votar a alteração do horário dos serviços do município.

A nota de imprensa para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 08 de novembro de 2023, a Vereadora Tânia Morais Rico no período antes da Ordem do Dia fez as seguintes intervenções:

– Voto de Pesar pelo falecimento de João Manuel Valente Pereira Carpinteiro;

– RECOMENDAÇÃO: O Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro é uma parceria entre a Câmara Municipal de Elvas e a Fundação João Carpinteiro. Inaugurado em 2003, o seu espólio foi cedido em regime de comodato por um período de 30 anos. Tem sido sem dúvida um pólo de atração diferenciador para a cidade de Elvas, através da dinâmica cultural que imprime através das numerosas exposições que promove e sobretudo por ser depositário de uma coleção particular extremamente valiosa e única. Esta coleção não pode deixar de ser tornada pública, e de destacar o Banco de Imagens com cerca de 3.000 fotos, fundamental para a construção e preservação da memória visual do Concelho de Elvas, e é neste âmbito que recomendamos que sejam endividados todos os esforços para que este Museu não morra com o falecimento do Dr. João Carpinteiro e que a Câmara Municipal de Elvas seja o seu principal defensor e protetor;

– ESCLARECIMENTO: No dia 25 de outubro teve lugar, em Lisboa, a apresentação da 32.ª edição da Fehispor, Feira de Espanha e Portugal, na Embaixada de Espanha, no Palácio de Palhavã, às 12:00 horas. A cerimónia contou com a presença dos presidentes das autarquias de Badajoz e de Campo Maior. E Elvas?

E quais foram as atividades de apresentação turística, cultural e empresarial elvenses que o Município promoveu através do stand da EUROBEC na TURIBERIA. Não vimos divulgação sobre as mesmas, tendo em conta que no passado havia uma agenda de momentos a promover o concelho de Elvas como, conferências, animação com grupos e artistas elvenses, workshops e ações de showcooking, entre outras atividades.

Perante a Ordem de Trabalhos, a Vereadora Tânia Morais Rico absteve-se no Ponto 4.1. Horário dos Serviços, com a seguinte declaração de voto:

– Concordamos com o horário de funcionamento da Abegoaria tendo em conta a especificidade dos serviços. Recomendávamos até que o horário fosse das 07h00 às 13h00 como já foi praticado anteriormente. Esperamos que haja piquetes formados para acorrer a situações de emergência que ocorram fora do horário praticado. Mas consideramos que os Serviços Municipais, nomeadamente os direcionados para o atendimento ao munícipe deveriam manter os horários que atualmente praticam. Estes serviços trazem pessoas ao Centro Histórico e são um foco dinamizador do coração da nossa Cidade. Disso é exemplo, o Balcão Único, que em vez de se manter o horário atual deste serviço, que está aberto à hora do almoço (09h00 às 16h30), vai-se reduzir drasticamente o período de atendimento ao encerrá-lo às 15h00 prejudicando os munícipes.

Além de que o fecho dos restantes Serviços Administrativos às 15h00 pode provocar constrangimentos no diálogo com entidades e fornecedores que praticam o período normal de horário de trabalho em território nacional.

Recomendamos que a modalidade de horário a praticar nesses Serviços fosse o horário desfasado, como já foi praticado há uns anos.

Acreditamos que a mudança de horário nos Serviços Administrativos da Câmara seja apenas uma manobra para agradar aos funcionários, uma operação de pré-campanha eleitoral.

Os restantes pontos da Ordem de Trabalhos foram aprovados.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Compartilhe este artigo: