“Elvas Cidade Natal” vai ter pista de gelo no centro histórico

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, na passada quarta-feira, dia 27, em reunião realizada no Infantário do Revoltilho, a realização da edição 2023 da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, entre os próximos dias 30 de novembro e 7 de janeiro.

O programa, que segue a linha do ano anterior, contempla um conjunto de atividades para animar o coração do centro histórico, para além das diversões natalícias. A novidade será a implantação de uma pista de gelo, com 200 metros quadrados.

Foram aprovados o Regulamento do Município de Elvas, para atribuição de apoios económicos de caráter eventual a pessoas em situação de vulnerabilidade e de emergência social, que segue agora para a Assembleia Municipal; e a proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas. Também foi aprovado o protocolo de colaboração entre a Delta Cafés e o Município de Elvas, bem como os relatórios da Discussão Pública e a proposta de aprovação final da alteração ao Loteamento Municipal de Santa Eulália e de Vila Fernando.

Igualmente aprovada foi a proposta de programa para comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Dia Mundial para a Igualdade, a 20 de outubro, na Praça da República. Os eleitos deliberaram ainda aprovar a proposta de consignação de merchandising para venda no Posto de Turismo da Praça da República e noutros espaços turísticos municipais, bem como a proposta de aberturas de candidaturas ao Programa de Hortas Comunitárias no Município de Elvas, por se verificar a existência de talhões disponíveis.

Foram deliberadas as cedências seguintes: do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos; e espaço coberto das piscinas municipais aos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem do 1º ciclo da Boa Fé. Foram atribuídos apoios à Associação dos Amigos de Vila Fernando, Associação Ornitológica de Elvas, Banda 14 de Janeiro e Rugby Clube de Elvas.

No expediente geral, foi ainda tomado conhecimento dos projetos em curso no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

A sessão contou com a apresentação dos investimentos realizados na freguesia, das atividades e obras, assim como os projetos futuros, no que respeita à requalificação da Casa António Sardinha e, no âmbito da habitação, a recuperação do prédio da Estrada de Santa Rita, que permitirá colocar no mercado mais dez fogos T3.