Procissão dos Pendões volta a juntar milhares de fiéis em Elvas

A tradicional Procissão dos Pendões, em honra do Senhor Jesus da Piedade, voltou a juntar esta quarta-feira, 20 de setembro, milhares de fiéis, que percorreram a distância entre a Sé de Elvas e o Santuário da Piedade.

Como sempre, esta procissão foi presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho que, aproveitando os microfones da Rádio ELVAS, e lembrando os mais novos, que “querem um mundo novo e melhor”, para poderem “constituir as suas famílias e permanecer nas suas terras”, deixou um abraço para todos.

Recordando também os doentes, por quem rezou, Senra Coelho garante que a solidão é “um caminho de morte”. Evocando o Senhor Jesus da Piedade, o arcebispo lembrou ainda as palavras do Papa Francisco: que “ninguém fica fora” desta romaria, em Elvas, sendo que todos são “convidados a dar as mãos e a trabalhar por um mundo melhor”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que lembra que são muitos os que marcam as suas férias para estarem presentes na romaria de São Mateus, contou, no sítio em que se encontrava a acompanhar nesta momento de fé, entre duas e duas mil pessoas a participarem nesta procissão.

O autarca diz ainda que se está a manter uma tradição dos antepassados pelo que, do seu ponto de vista, não faz sentido comparar-se a feira de São Mateus com determinados festivais que se vão realizando na região.

A todos aqueles que quiseram participar nesta procissão, juntaram-se os habituais pendões das coletividades, paróquias e freguesias do concelho, com o acompanhamento das Bandas Filarmónicas 14 de Janeiro, de Elvas, de Redondo e Barrancos, para além da PSP e dos Escuteiros.

Aquela que é considera a maior romaria a sul do Tejo decorreu ao longo da tarde desta quarta-feira, marcando o início das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Algumas das entrevistas realizadas no decorrer da procissão, por António Ferreira Góis, para ver, ou rever, nos vídeos abaixo: