Carlos Damião: “praticamente tudo pronto para começar o São Mateus”

É já a partir da próxima quarta-feira, 20 de setembro, que Elvas volta a estar em festa, com a tradicional romaria em honra do Senhor Jesus da Piedade e a feira de São Mateus.

Numa organização conjunta da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e da Câmara Municipal de Elvas, o evento, que contempla vários espetáculos musicais, até dia 1 de outubro, é feito, entre outras coisas, de muitas atividades religiosas.

“Está tudo praticamente pronto para que no dia 20 comecem as festas do São Mateus, as maiores do sul de Portugal”, garantiu na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, em entrevista na Rádio ELVAS, o juiz da confraria, Carlos Damião.

Um dos momentos mais aguardados e que marca sempre o início dos festejos é a tradicional Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que, na quarta-feira, tem início na Sé, pelas 18 horas. A acompanhar esta procissão vão estar a Banda 14 de Janeiro, a Sociedade Filarmónica de Barrancos e a Sociedade Filarmónica Redondense.

A festa religiosa, com todas as cerimónias associadas, a feira, a iluminação, o fogo de artifício: tudo isso são responsabilidades da confraria, com os espetáculos e tudo aquilo que compõe a Expo São Mateus a serem assegurados pela Câmara Municipal de Elvas.

A entrevista completa a Carlos Damião para ouvir no podcast abaixo: