Nuno Abelho apresenta a sua coleção “Raiz” em Londres

“Raiz” é o nome da coleção primavera/verão 2024, da autoria do estilista Nuno Abelho, que vai ser apresentada na Fashion Week, em Londres, no próximo sábado, 16 de setembro.

O estilista revela que esta “é uma coleção de 12 coordenados, que vai buscar muitas referências ao longo dos meus 25 anos de trabalho, mas de uma forma mais refinada e que mostra o estilo que tenho desenvolvido”.

Esta coleção, que “não olha a tendências”, porque segundo diz Nuno Abelho, “trabalho com materiais de grande qualidade, com fibras naturais e materiais reciclados, porque é importante ter essas referências e as peças que faço, são únicas”.

Esta é uma coleção, exclusivamente, feminina. Nuno Abelho explica que o nome “Raiz” surge do facto de a pandemia a o ter levado a reinventar a forma de trabalhar, mas que o essencial, a raiz, e o gosto que tem pelo seu trabalho manteve-se, por isso afirma que o nome desta coleção pretende “manter a raiz viva, para depois renascer, depois desse período difícil”.

Desde abril, que Nuno Abelho está a produzir esta coleção de 12 coordenados. Esta é a primeira vez que o estilista elvense apresenta também uma linha de sapatos, desenhada por si e produzida, propositadamente, para esta coleção, que irá apresentar em Londres.

Para Nuno Abelho torna-se importante divulgar o seu trabalho, mas também de todas as pessoas que consigo colaboram, em Elvas, numa semana de moda tão importante como é a Fashion Week, de Londres. “Para mim é importante estar numa semana de moda europeia, a divulgar o meu trabalho e a representar o nosso país e Elvas, porque o trabalho é produzido, maioritariamente, em Elvas e por de pessoas de Elvas e, é importante que se dê valor a isso, porque assim há pessoas que trabalham com a qualidade e com um nível, que pode ser apresentado numa grande capital, e numa semana de moda importante”, adianta.

Esta é a primeira vez que o estilista participa numa semana de moda. Nuno Abelho explica que a plataforma Oxford Fashion Studio “é uma plataforma que existe para designers emergentes e que dão relevância ao trabalho composto por peças únicas e sustentáveis, por isso quando submeti o meu portfólio, foi imediatamente aceite e isso deixou-me muito orgulhoso”.

Nuno Abelho que apresenta a sua coleção Primavera/Verão 2024, na Fashion Week em Londres, num desfile que tem lugar no sábado, 16 de setembro, e vai ser transmitido via online, através das suas redes sociais ou do website Oxford Fashion Studio.

A entrevista completa a Nuno Abelho para ouvir no podcast abaixo: