Festival de Folcore que tem animado “coração” de Elvas termina esta segunda

O 33° Festival Internacional de Folclore de Elvas, que termina na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, contou ontem com as atuações do Rancho Folclórico de Elvas e do Grupo Folclórico Acuarelas Americanas, da Argentina, na Praça da República.

Este é mais um dos eventos que se insere na programação de animação do centro histórico de Elvas, ao longo deste verão, que começou, em junho, com as comemorações do aniversário da classificação da cidade como Património da Humanidade e que só culmina na feira de São Mateus, revela o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida.

“Este programa tem tido uma audiência que nos preza registar. Passei por aqui (pela Praça da República) à meia-noite, depois de ter estado nas festas de São Vicente, e já não havia grupos no palco, mas o certo é que as esplanadas ainda estavam cheias de gente. O coração da cidade merece esta aposta que a Câmara Municipal de Elvas faz”, garante o autarca.

Este festival de folclore, que Rondão Almeida diz ser para manter, desta vez, conta com a participação de um total de dez “excelentes grupos: uns vindos de todas as partes do mundo e outros do nosso país”. Estes grupos que se apresentam ao público, lembra ainda, “mostram os usos, os costumes e as tradições” dos seus países e das suas regiões.

Aos microfones da Rádio ELVAS, Rondão Almeida felicita ainda o Rancho Folclórico de Elvas por se “reanimar”, depois de algum tempo “parado”, assegurando que o grupo é “uma estrela de representação da cidade de Elvas” onde quer que vá atuar.

O Festival Internacional de Folclore chega ao fim esta noite, com dois grupos estrangeiros a animar o serão da véspera de feriado: a Asociación Tradicionais de Arequipa, do Peru; e o Grupo de Música e Baile Kujawy, da Polónia.

Rancho Folclórico de Elvas:

Grupo Folclórico Acuarelas Americanas, da Argentina: