Santa Eulália: ferido grave após queda helitransportado para Lisboa

Um homem de 78 anos foi transportado, na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, por um helicóptero do INEM, do campo de futebol Picão Caldeira, em Santa Eulália, para o Hospital de São José, em Lisboa, com ferimentos graves, na sequência de uma queda.

A queda terá acontecido de uma altura de entre “dois a três metros”, revela o 2º Comandante dos Bombeiros de Elvas, Nuno Santana, que adianta que o homem encontrava-se em cima de uma figueira, junto à linha ferroviária, naquela freguesia.

Os Bombeiros de Elvas receberam o alerta para esta ocorrência por volta das 9h20, sendo que só na chegada da ambulância dos soldados da paz e do Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM ao local se constatou que se tratava de uma queda e não de qualquer outro tipo de situação.

Apresentando “alguns traumas”, adianta Nuno Santana, a condição da vítima foi avaliada no local. Após avaliação e “conferência com o CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes), foi enviada o helicóptero sediado em Évora”.

Tendo em conta “a distância que exisitia entre o local em que se encontrava este homem e a passagem de nível, que era a única passagem que existia, a vítima foi imobilizada e retirada em plano duro até à ambulância”, explica ainda Nuno Santana.

Para o local foram mobilizados um total de cinco elementos dos Bombeiros de Elvas, com duas viaturas, para além de dois elementos da equipa da ambulância da SIV e os quatro do helicóptero do INEM. A GNR tomou conta da ocorrência.