A inovação no campo para sustentabilidade em destaque no “ABC”

Com o avanço tecnológico, é possível, hoje em dia, implementar práticas agrícolas mais eficientes, reduzindo o consumo de água, energia e recursos.

Em Portugal, segundo explica a investigadora no InnovPlantProtect, Maysa Toledo, tem-se assistido “a avanços significativos na implementação de tecnologias sustentáveis no campo”. Um exemplo é “o uso de sensores inteligentes para monitorizar a humidade do solo, permitindo uma irrigação mais precisa e evitando o desperdício de água”.

Além disso, “a utilização de drones na aplicação de herbicidas agrícolas ajuda a reduzir o uso de produtos químicos e diminui o impacto ambiental”. Ainda é possível, por meio de drones e modelos baseados em inteligência artificial, “realizar a monitorização remota de ambientes agroflorestais e a incidência de pragas”.

“A Tecnologia e a Economia Circular: a inovação no campo para sustentabilidade” é o tema em destaque esta semana no programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a investigadora no departamento de Monitorização e Diagnóstico do InnovPlantProtect, Maysa Toledo. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo: