Incêndio: Cine-Teatro de Vila Viçosa em chamas

Foto: O Digital

Um incêndio deflagrou no Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, na tarde desta segunda-feira.

O alerta foi dado cerca das 17.35 horas e as chamas e o fumo são visíveis em toda a vila. O edifício encontra-se em obras.

As autoridades conseguiram evitar que as chamas se propagassem aos edifícios contíguos, tendo combatido o incêndio mais de 81 operacionais entre Bombeiros, GNR, INEM, apoiados por 29 viaturas, estando presentes os Bombeiros de Vila Viçosa, Alandroal, Arraiolos, Avis, Borba, Campo Maior, Elvas, Estremoz, Évora e Redondo.

Auto Escada do Bombeiros de Elvas participou no combate ao incêndio

No Cine-Teatro Florbela Espanca está fechado há 14 anos e de acordo com Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa decorriam “trabalhos de soldadura no interior” do edifício, adiantando ainda o autarca “estou desolado, são horas difíceis, é um momento muito triste para Vila Viçosa é um equipamento que queríamos devolver à população o mais rapidamente possível, infelizmente com isto não sei como vamos resolver o problema. Graças a Deus não faleceu ninguém e ninguém se aleijou, os funcionários que estavam a trabalhar conseguiram sair do local. Decorriam obras na cobertura que tinham a ver com a colocação de telas por causa das quedas de agua e provavelmente terá sido no decorrer desses trabalhos. O equipamento de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e essas máquinas custaram 400 mil euros”.

A obra no imóvel tem o apoio financeiro do 2020 e tinha conclusão prevista para o final de 2023. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, às 20.25 horas, o incêndio foi dado em conclusão.