Ambiente em FM: seca obriga agricultores de sequeiro a vender animais

Vender animais para não perder tudo tem sido, nos últimos tempos, o dilema do Alentejo de sequeiro. Os agricultores de sequeiro, no Baixo Alentejo, sobretudo, enfrentam sérias dificuldades: a falta de pastagens e de alimentos para os animais, para além da escassez de água para abeberamento animal.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, dá conta que um agricultor, da zona de Ourique, devido à seca, viu-se obrigado a reduzir substancialmente o número de animais que cria, incluindo vacas, ovelhas e porcos.

Este agricultor passou de 180 vacas reprodutoras para cem. A seguir vai vender ovelhas e os porcos seguem o mesmo caminho. Também teve que comprar rações para alimentar os seus animais, o que aumentou os custos e reduziu a qualidade dos porcos.

José Janela lembra ainda, e através das palavras do presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco, António Aires, que “a redução do efetivo de animais por parte dos agricultores pode levar ao abandono das atividades agrícolas e à desertificação e despovoamento do território”.

O “Ambiente em FM” desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.