Papel dos insetos na luta biológica contra as pragas agrícolas no “ABC”

Com o compromisso de evitar o uso excessivo de pesticidas químicos, os investigadores têm sido desafiados a desenvolver métodos sustentáveis de controlo das pragas agrícolas. Um desses métodos passa por utilizar um determinado grupo de insetos que consegue desempenhar um papel importante na luta biológica contra essas pragas.

O controlo biológico, tal como o nome já indica, passa por utilizar organismos vivos auxiliares, como predadores, insetos parasitas ou até mesmo fungos e bactérias, que estão ao fim ao cabo presentes em todos os ecossistemas agrários, como agentes de controlo de pragas, que podem contribuir para a diminuição considerável da população das pragas das culturas.

Os parasitóides são um exemplo de insetos que são usados contra insetos nocivos nos sistemas agrícolas. Atualmente, os parasitóides são os inimigos naturais mais utilizados para o biocontrolo clássico em todo o mundo e têm sido relatados muitos casos de sucesso em muitos países.

Este é o tema desta semana do “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com Com Hadi Sheikhnejad, investigador no departamento de Proteção de Culturas Específicas do InnovPlantProtect. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo: