Primeira edição do Alentejo World Heritage Festival em Cabrela

Entre 25 e 27 de agosto, Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, será palco da primeira edição do Alentejo World Heritage Festival: um evento que une as três principais tradições musicais da Península Ibérica, reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o cante alentejano, o fado e o flamenco.

O maior destaque deste festival vai, a 26 de agosto, para o concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa Seara Alentejana”, que irá juntar, num só espetáculo, entre outros, Sara Correia (na imagem), Luís Trigacheiro e o espanhol Duquende. Juntam-se ainda a estes três artistas, em palco, o coro participativo de cante alentejano e a companhia Barcelona Flamenco Ballet.

Segundo o diretor do festival, David Lopes, o evento “só poderia acontecer no Alentejo”, e num território de baixa densidade, como Cabrela. O responsável justifica ainda a escolha por esta freguesia de Montemor-o-Novo com “uma questão de proximidade geográfica, onde coexistem estas três expressões musicais que são Património da Humanidade”, e pela própria “identificação com as raízes”.

“A comunidade de Cabrela, quando soube deste evento, acolheu-nos com muita amizade e generosidade. Agrada-nos ir para uma vila pequena, com 500 habitantes, e dali projetar um grande evento; irmos para um território de baixa densidade e fazer com que as pessoas vão ao interior. Faz muito mais sentido para nós do que o inverso”, garante.

Ainda que, durante o festival, cada expressão musical terá o seu espaço, de uma forma individual, a organização está a preparar um concerto que irá permitir a fusão do fado, com o cante e o flamenco. David Lopes garante ainda que a organização está “muito feliz” com “a qualidade e a força do elenco”.

Os próprios habitantes de Cabrela são desafiados a dar o seu contributo neste festival, subindo a palco, com o Grupo Coral Fora d’Oras.

Os espetáculos “Cante ao Luar de Cabrela”, a 25 de agosto, “Fado Cabrela”, no dia 26, e um workshop de flamenco com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet, no dia 27, são outros dos pontos altos deste primeiro Alentejo World Heritage Festival.

O evento é promovido pela associação Égide, a Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler, contando com o apoio da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.