Ciência cidadã no “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

A ciência cidadã é uma prática que envolve não-cientistas em projetos de investigação científica práticos e impactantes. Os exemplos mais comuns de ciência cidadã estão relacionados com censos ou programas de identificação da vida selvagem.

No projeto ABC, o InnovPlantProtect está a envolver os alunos da Secundária de Elvas e da Escola Superior Agrártia em dois projetos simples: no primeiro é pedido que recolham um ramo de 20 cm de comprimento, de oliveira, laranjeira, carvalho ou videira com recurso a coordenadas GPS, onde adicionam ao formulário o código escrito no envelope onde seria colocado o ramo, já o segundo projeto focou-se na construção de um mapa da biodiversidade de insetos.

A ciência cidadã e os projetos do InnovPlant Protect com os alunos elvenses, neste âmbito é o tema em destaque no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com Ilaria Marengo, diretora do departamento de Monitorização e Diagnóstico, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo: