Sal e hipertensão no programa “De Boa Saúde”

Uma colher de chá é a quantidade máxima que devemos ingerir de sal por dia. Mas na realidade, o consumo diário em Portugal está a mais do dobro da quantidade recomendada.

Com a ingestão em demasia, as consequências são para a nossa saúde. O consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao aumento do risco de doenças crónicas como hipertensão. Ao aumentar a pressão sobre os vasos sanguíneos, a hipertensão é, por sua vez, um dos principais fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como os AVC.

Para combater a hipertensão arterial, há que combater os fatores de risco, nomeadamente o sal. Apesar de ser fundamental para a vida, moderação é a palavra chave a ter em conta na hora de temperar a comida.

Além do sal, também o tabaco, a cafeína e o stress aumentam o risco de hipertensão. O remédio para tudo isto é adotar um estilo de vida saudável.

O sal e as consequências da hipertensão é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo: