Carros usados: 4 dicas para se tornar um negociador

No mundo dos automóveis, os compradores mais experientes costumam optar por comprar carros usados, uma vez que sabem reconhecer o valor que está subjacente a estas viaturas.

Contudo, tomar a decisão de adquirir um carro usado é apenas o princípio – o busílis de todo o processo está na negociação, algo de relativamente intimidante para muitos.

Como tal, partilharemos consigo ao longo deste artigo quatro dicas essenciais para melhorar as suas competências de negociador, de modo a garantir que obtém uma boa relação qualidade-preço na sua próxima compra.

1.       Familiarize-se com o mercado

Um dos primeiros passos a dar quando pondera que carro usado comprar é familiarizar-se com as tendências do mercado; a compreensão do mercado de carros usados é fulcral no que toca a transformar-se num negociador experiente, razão pela qual deve efetuar uma rigorosa pesquisa de diferentes modelos e respetivos preços, problemas mais comuns e custos de manutenção. Afinal, saber é poder e, neste caso concreto, saber poderá fazer toda a diferença no que concerne uma significativa poupança.

Procure por fontes que lhe forneçam informação precisa e correta e críticas válidas de utilizadores dos modelos em que está interessado; desta forma, terá uma ideia do que esperar relativamente a desempenho, manutenção e potenciais agruras.

2.       Obtenha um histórico detalhado do veículo

Antes de iniciar um processo de negociação com vista a comprar um carro usado, solicite sempre o historial da viatura, o qual deverá conter detalhes como eventuais sinistros, registos de intervenções mecânicas e quaisquer outros indicadores relevantes; todos estes elementos englobam informação vital que poderá vir a impactar não só o valor comercial do carro, mas também a sua vontade de o adquirir.

Conhecer o histórico do automóvel dá-lhe vantagem negocial; por exemplo, se o carro tiver registadas intervenções consideráveis, pode utilizar essa informação em seu benefício para regatear um preço mais baixo.

3.       Efetue uma inspeção antes de iniciar a negociação

Não baseie nunca a negociação somente na aparência do automóvel ou na descrição do vendedor; solicite uma inspeção mecânica profissional independente, de modo a compreender ao pormenor em que condições se encontra a viatura, uma vez que poderão existir problemas ocultos que acabam por ser impercetíveis no decorrer de um test-drive.

Ignorar este passo poderá resultar em custos de reparação inesperados a longo prazo; se a inspeção revelar determinados problemas, tire proveito desse conhecimento para negociar um preço mais baixo ou solicitar ao vendedor que supra essas falhas antes de finalizar a compra.

4.       Empreenda uma comunicação eficaz

A comunicação é a chave de qualquer processo de negociação, mesmo quando pretende comprar um carro usado; por isso, mantenha a calma e a confiança ao longo de toda a discussão e certifique-se de que exprime os seus pontos de vista com máxima clareza.

Não revele nunca o valor máximo que está disposto a pagar, porque essa informação privilegiada será seguramente utilizada contra si.

Um bom negócio não se traduz em ganhar ou perder, mas sim em chegar a acordo relativamente a um preço justo que seja do agrado de ambas as partes interessadas; se o valor final não for da sua conveniência, não tenha problemas em recusar a oferta – o que não falta são múltiplas opções no mercado de carros usados que poderão ser inclusivamente mais apropriados às suas necessidades individuais e/ou familiares, bem como ao seu orçamento.

Em síntese

A compra de um carro usado é sem dúvida uma decisão inteligente de um ponto de vista financeiro; contudo, o processo de negociação tem tudo para falhar se não se encontrar devidamente preparado.

Ao compreender o mercado, escrutinar o histórico do veículo que pretende adquirir, insistir numa inspeção profissional independente e empregar estratégias de comunicação eficazes, estará a meio caminho andado para se tornar no negociador por excelência.

Lembre-se de que o objetivo não se trata apenas de encontrar um carro usado qualquer, mas sim o automóvel ideal para si e ao preço mais justo.

Agora sim, faça uso destas dicas e vá negociar a sua próxima aquisição automóvel com toda a confiança!