Impacto das atividades do projeto “ABC” nos estudantes de Elvas

Professoras Paula Grilo e Ana Cordeiro

Alunos da Escola Superior Agrária de Elvas, bem como da Escola Secundária D. Sancho II, têm tido oportunidade de participar num conjunto de atividades, quer em sala de aula, quer no campo, com os investigadores do InnovPlantProtect, no âmbito do programa “ABC – AgriBioCircular”.

Na edição desta semana da rubrica “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, as professoras Ana Cordeiro, da Escola Agrária, e Paula Grilo, da Secundária, que lembram a importância deste projeto ao nível da Educação Ambiental, consideram que seria uma mais-valia o mesmo vir a ser aplicado em outras escolas da região e do país.

Garantindo que esta tem sido uma “parceria extremamente vantajosa”, as docentes destacam, sobretudo, a possibilidade que os jovens estudantes têm tido de, in loco, e fora da sala de aula, perceber o trabalho desenvolvido pelos investigadores e de ter contacto com novas técnicas de investigação.

Na propriedade Reynolds Wine Growers, em Arronches, onde se realizaram as saídas de campo do projeto, explica Ana Cordeiro, os alunos aprenderam os “processos principais da recolha de dados, a instalação de armadilhas – que eles adoraram -, a identificar os organismos que são pragas para as culturas e quais os inimigos naturais dessas mesmas pragas, e também aprenderam a avaliar estas amostras, permitindo perceber qual a importância de recolher estas informações e chegar às suas próprias conclusões”.

O impacto das atividades do projeto “ABC” nos estudantes de Elvas é o tema em destaque, esta semana, no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com as professoras Ana Cordeiro e Paula Grilo, que pode ouvir no podcast abaixo: