Centro de Acolhimento para Sem-Abrigo “alheio” aos furtos cometidos pelos utentes

No seguimento dos dois furtos na Tasca da Adélia, na Rua de Alcamim (ver aqui), que o proprietário, Nicolau Carrilho, garante terem sido cometidos por utentes do Centro de Acolhimento para Sem-Abrigo, Abel Cortes, que dirige a estrutura que dá resposta a situações de emergência social a estes indivíduos, em Elvas, diz que a instituição é “alheia” à situação, até porque aconteceu na “via pública”.

Ainda assim, o responsável garante que, e depois de ter falado com Nicolau Carrilho, foi apenas um utente que esteve na origem da situação. “A outra pessoa não interferiu em coisa nenhuma, nem criou qualquer tipo de problemas”, assegura.

“Eles (Nicolau e o utente) falaram, mas nós somos alheios, porque é na via pública, e nós, enquanto instituição ou diretores não podemos interferir de alguma forma”, acrescenta.

O utente em causa, garante ainda Abel Cortes, foi já “chamado à atenção pela técnica social”. “Falámos para não se voltar a repetir, porque é um mau exemplo, mas não podemos passar daí. Mas o utente também confirmou o que se passou, também disse que tinha havido um problema com uma pessoa conhecida aqui da rua, mas que não se voltava a repetir”, remata.