Skip to content

António Guterres recebe o Prémio Europeu Carlos V esta terça-feira

António Guterres, secretário-geral da ONU, recebe o Prémio Europeu Carlos V. A cerimónia de entrega é realizada esta manhã, Dia da Europa, no Mosteiro de Yuste, na província de Cáceres, na Estremadura espanhola.

O júri da 16ª edição deste prestigiado prémio decidiu atribuir o galardão a Guterres, pela “sua acreditada, ampla e longa carreira de vida dedicada ao compromisso social, ao processo de construção europeia, à promoção do multilateralismo e da dignidade humana como núcleo do seu trabalho, enfrentando desafios e crises globais”.

Esta é a terceira vez que o Prémio Europeu Carlos V é atribuído a um político português, sendo as duas anteriores ao Presidente da República Jorge Sampaio, em 2004, e ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, galardoado em 2014.

A cerimónia solene de entrega do prémio é um ato de Estado e será presidida pelo Rei Felipe VI de Espanha que ocupa a Presidência Honorária da Fundação Yuste.

A acompanhar António Guterres, estão o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa. Estão também presentes o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell; entre outras entidades governamentais de Espanha, também assistirão à cerimónia 21 embaixadores de países europeus e latino americanos.

A Rádio ELVAS vai estar em Yuste, a acompanha a cerimónia.

Compartilhe este artigo: