Família Marques discorda da AG de “O Elvas” que “transformou em doação uma dívida”

Na sequência da noticia da Rádio ELVAS (ver aqui) sobre a reunião da Assembleia Geral (AG) de “O Elvas” – Clube Alentejano de Desportos, do passado dia 28 de abril, onde a nossa reportagem por diversas vezes insistiu na tentativa de ouvir o senhor José Marques e esposa sobre o decorrer da Assembleia, vem agora a firma de Advogados de Fátima Nuno Henriques, enviar à nossa redação a posição da família Marques, formada por José Ferreira Marques e Maria da Assunção da Costa Oliveira Marques, invocando o direito de resposta, no seguinte comunicado: 

Como visados no artigo, em relação à notícia publicada sobre a Assembleia Geral de “O Elvas”, publicada em 28 de abril de 2023, e à decisão tomada pela maioria dos sócios em considerar o montante de 86.100 euros como um donativo, a família Marques gostaria de esclarecer o seguinte:

Contrariamente ao que foi aprovado na referida Assembleia Geral, o intento da família Marques sempre foi a de que o montante em questão fosse tratado como um empréstimo, realizado a pedido da anterior direção, existindo documentação que assim o atesta. O objetivo desta contribuição financeira era apoiar temporariamente o clube e, eventualmente, ser convertida em capital social de uma futura sociedade anónima desportiva.

A família Marques respeita, discordando, da decisão tomada pelos sócios na Assembleia Geral, mas reforça que a votação não tem a virtualidade de transformar em doação aquilo que é uma dívida. Portanto, é importante esclarecer o mal-entendido, a fim de manter a transparência e evitar qualquer confusão sobre a natureza deste apoio financeiro.

É também premente ressaltar que o valor em dívida não se limita aos 86.100 euros ou aos 111.558,66 mencionados na notícia, mas é, de facto, superior a essas quantias.

A decisão tomada pelos sócios, orientada pelas pessoas mencionadas na notícia, em considerar o montante como donativo inviabiliza a criação da SAD e, como consequência, a família Marques vê-se na obrigação de tomar as medidas necessárias para recuperar o dinheiro mutuado, uma vez que o desígnio não foi respeitado.

Reiteramos a nossa dedicação e compromisso para encontrar uma maneira de nos procederam à devolução do nosso dinheiro e esperamos que este esclarecimento possa contribuir para um melhor entendimento das circunstâncias que envolveram este importante suprimento financeiro ao clube.

Atenciosamente,

Pela Família Marques

Reproduzimos aqui o comunicado que nos chegou do gabinete de advogados.