João Lencastre e Julien Desprez Abacaxi encerram Portalegre JazzFest

Projeto Communion de João Lencastre

O Portalegre JazzFest, o Festival Internacional de Jazz de Portalegre, termina este sábado, 29 de abril, com dois concertos, no Centro de Artes e do Espetáculo (CAEP).

João Lencastre apresenta no Grande Auditório do CAEP o espetáculo “Unlimited Dreams”, a partir das 21h30.

O projeto Communion de João Lencastre teve, no passado, diferentes formações, geralmente juntando músicos de Portugal e dos Estados Unidos. Em “Unlimited Dreams”, vencedor dos prémios Play para melhor disco de Jazz de 2022, o projeto Communion tornou-se pela primeira vez num octeto, com alguns dos mais experientes e criativos músicos da cena lisboeta, um ensemble de geometria original graças à combinação de duplas de saxofones, guitarras e baixos, com o piano e a bateria a surgirem solitários, mas igualmente determinantes. O facto de dois dos músicos (Lackner e Hasselberg) ainda adicionarem variáveis eletrónicas aos seus instrumentos principais, afirma este coletivo como fonte de um vasto leque tímbrico, característica que serve na perfeição as composições panorâmicas de Lencastre.

Julien Desprez Abacaxi

Cabe a Julien Desprez Abacaxi fechar mais esta edição do festival. O início do espetáculo, no Café Concerto, está marcado para as 23 horas.

Algures entre o noise, o funk-rock (por vezes uma pitada de reggaeton) e a arte sonora, o grupo Abacaxi tem um coração cheio de doces e uma pele feita de pregos. Formada por Julien Desprez, esta nova encarnação da formação clássica, em qualquer estilo, nomeadamente no rock, jazz ou blues, de guitarra/baixo/bateria apresenta uma intensa escultura de som elétrico, esculpida pelo idioma do rock. O trio cria uma música altamente enérgica, cheia de brilho ruidoso e bordas afiadas – complementada por uma coreografia de luz.