Maus insetos no campo no “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

Os maus insetos, ou seja, aqueles que afetam as plantações agrícolas, nomeadamente as vinhas, olivais e nos montados do Alentejo são o mote para um projeto do InnovPlant Protect. Este projeto tem o objetivo de mostrar à população algumas soluções para o controlo destes “maus insetos”.

O projeto pretende apresentar os métodos e as ferramentas utilizadas para monitorar os insetos e as novas tecnologias usadas na recolha de informação destes animais, com o auxílio de estudantes e agricultores.

Segundo Nuno Faria, existem diversos insetos a afetar a agricultura no Alentejo, porém as espécies problemáticas “são específicas de cada cultivo”, logo, não há uma solução única para todos eles.

Orientado para a educação em sustentabilidade ambiental, o projeto pretende expor soluções que sejam melhores para o ambiente e que controlem estas pragas.

As soluções inovadoras do projeto ABC, é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo: