Jornadas de Gastronomia “Coruche à Mesa” são este fim de semana

A 33.ª edição das Jornadas de Gastronomia “Coruche à Mesa” presta, mais uma vez, homenagem à gastronomia típica local, neste fim de semana, no concelho de Coruche, contando com dez restaurantes aderentes, que apresentam propostas de degustação.

“As jornadas da Gastronomia, são provavelmente o evento mais antigo que existe em Coruche, sendo que já vamos na 33ª edição”, afirma Susana Cruz, vereadora da Câmara de Coruche, sobre as Jornadas da Gastronomia. Relativamente aos horários de aberturas do evento “pode-se dizer que os restaurantes aderentes são dez e as próprias jornadas vão decorrer dentro dos próprios restaurantes, o que significa que desde sexta-feira ao jantar até ao domingo ao jantar é possível provar aquilo que a gastronomia típica e tradicional do concelho de Coruche tem para oferecer”.

Coruche terá a mesa posta para dar a provar a sua gastronomia nos restaurantes: Cantinho da Sandra, Coruja Chef, Fonte de Pau, O Coruchense, O Farnel, Ó Manel, Ponte da Coroa, Sabores de Coruche, Stein Grill e Páteo Sorraia.

Entre as propostas de pratos tradicionais nos cardápios das casas que se associam ao certame gastronómico contam-se receitas como: sopa de feijão-frade do Couço, febra e cachola de azeite e vinagre, espetadas de vitela brava em pau de loureiro, bacalhau assado com migas, ensopado de borrego ou favada com nacos de vitela brava – tudo idealmente acompanhado de vinhos regionais. “A gastronomia tradicional de Coruche está toda registada no livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, de José Labaredas, que já há cerca de 40 anos fez um levantamento dos pratos mais característicos do nosso concelho”, indica ainda a vereadora da Câmara de Coruche.

O programa, que promete ainda animação e música, recorda também o legado deixado pelo gastrónomo coruchense José Labaredas, que em 1999 editou o livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”: “José Labaredas foi um gastrónomo, natural do Couço, e é com base na obra que ele escreveu que inspira as Jornadas da Gastronomia, daí dizermos que será uma homenagem a José Labaredas. Foi o homem que fez todo este levantamento da gastronomia do concelho e está patente neste livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”. José Labaredas foi quem também na altura, enquanto funcionário do município de Coruche, começou a implementar as primeiras Jornadas da Gastronomia, que é um grande testemunho que deixou a todos nós. Com base neste livro (Coruche à Mesa e Outros Manjares), os restaurantes vão inspirar os seus pratos. As Jornadas da Gastronomia veio trazer uma mais valia para todos nós”, afirma ainda Susana Cruz.