“A Cerâmica Portuguesa” exposta na Galeria Municipal de Montemor

A exposição itinerante “A Cerâmica Portuguesa” está patente até dia 24 deste mês, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Esta exposição conta “com um conjunto de obras das 26 vilas e cidades que formam a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, na qual Montemor-o-Novo está inserido, tendo sido um dos fundadores, em 2018”, revela o vice-presidente da Câmara de Montemor, Henrique Lopes.

Para o vice-presidente da Câmara de Montemor, esta mostra tem como objetivo “promover e incentivar o desenvolvimento local, regional e nacional, na defesa, preservação e promoção do património cultural associado à atividade da cerâmica, para dar uma maior visibilidade a esta arte”.

Henrique Lopes recorda que, “houve uma requalificação, por parte do Telheiro, e também a inauguração do Centro de Investigação de Cerâmica, nos antigos lavadouros de Montemor, onde nasceram as Oficina e Centro de Investigação de Cerâmica e da Terra, e é por esta via que Montemor também se integra nesta associação e temos já um conjunto interessante de ceramistas, que muitos apesar de não serem de cá, trabalham aqui”.

“Dar outra visibilidade e dinamismo à cerâmica, e proporcionar aos munícipes um maior contacto com esta arte” é outro dos objetivos desta exposição, afirma ainda Henrique Lopes, terminando dizendo que “a cerâmica está viva e esperamos que ganhe escala e dinâmica, numa visão mais otimizada, no contexto cultural, artístico, turístico e económico de Montemor-o-Novo”.