Instalações do INIAV em Elvas albergam Quinta Ciência Viva do Olival

A cidade de Elvas, mais concretamente as instalações do polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária, vão albergar a Quinta Ciência Viva do Olival.

O projeto foi apresentado na passada semana, pela presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas e da coordenadora da Rede de Quintas Ciência Viva, Sandra Soares; na presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva; do presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida; do presidente do INIAV, Nuno Canada; e do coordenador da Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos do INIAV, Benvindo Maçãs.

O projeto, que poderá vir a ser financiado no âmbito do PT 2030, e com uma missão centrada na educação, promoção da cultura científica e valorização dos recursos locais, abordando desafios globais emergentes através de duas dimensões essenciais: a cultura e a criatividade e a ligação ao tecido económico através da inovação.

Pelo facto de estar direcionado para a área da olivicultura, o projeto terá um custo estimado de 1,3 milhões de euros e nasce num local que esteve sempre ao serviço da olivicultura, a Herdade do Reguengo em Elvas. A Quinta Ciência Viva do Olival está rodeada de um frondoso olival e junto a um selecionado campo de pés-mãe, e promove a valorização económica e sustentável do olival e dos seus recursos, divulgando a investigação científica e tecnológica do setor oleícola.

“Neste espaço inovador, de contacto entre diferentes intervenientes, é possível acompanhar in loco a recente investigação no setor, dando a conhecer diferentes variedades de oliveiras e a importância da sua conservação e valorização. O visitante, imerso no mundo da olivicultura e da produção de azeite, é convidado a conhecer as mais recentes inovações tecnológicas da agricultura 4.0, explorar co- e subprodutos inovadores e, numa experiência multissensorial, degustar e (re)conhecer o principal produto do olival, o azeite”.

O Município de Elvas, desde o primeiro momento, mostrou-se disponível para ser parceiro deste projeto que integra Elvas numa rede que engloba várias temáticas por todo o país e vocacionada para educação, promoção da cultura científica e valorização dos recursos locais.