Ensino Superior e Coesão Territorial em debate esta sexta-feira no CCC

“O Ensino Superior enquanto Dinamizador do Desenvolvimento e da Coesão Territorial” é o tema de uma conferência promovida, amanhã, 10 de fevereiro, no Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior, pelo Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro.

A abertura arrancará com uma sessão de boas-vindas presidida pelo comendador Rui Nabeiro, seguindo-se as intervenções de personalidades nacionais e internacionais, ligadas ao Ensino Superior e ao tecido empresarial, que irão analisar a iniciativa legislativa proposta por um grupo de cidadãos que pretendem ver atribuída ao Ensino Superior Politécnico a capacidade para outorgar Doutoramentos.

A conferência surge num momento em que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior procede à reavaliação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). A abrir os trabalhos, estará em análise o papel das Universidades Politécnicas no Desenvolvimento Territorial e na dinamização dos territórios em prol da coesão territorial. A ligação ao tecido empresarial local, o contributo para o desenvolvimento das regiões e o alinhamento com o mercado de trabalho são outros dos temas em debate.

A concretização desta alteração legislativa irá representar um importante contributo para potenciar uma tipologia formativa de matriz politécnica e reforçar o acesso à ciência baseada na prática pelas empresas que estão implementadas em Portugal. Um contributo que poderá ser ainda maior se se verificar a possibilidade de os Institutos Politécnicos passarem a usar a denominação de Universidade Politécnica, com naturais ganhos na internacionalização do Ensino Superior português e na captação de estudantes internacionais.

Recorde-se que o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “Resourcing Higher Education in Portugal”, sublinhou a importância de o nosso País alterar o modelo de financiamento do Ensino Superior, de modo que este passe a ter em conta as necessidades de formação no território e a empregabilidade.

O programa completo:

9:00h – Receção de convidados

9:30h – Abertura – Sessão de Boas Vindas

Fundador do CIPGCRN, Comendador Rui Nabeiro

10:00h – Abertura dos trabalhos da conferência. Universidades Politécnicas e Desenvolvimento Territorial

Moderador: Jornalista, Hugo Alcântara

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira

Presidente do Grupo Visabeira, Fernando Nunes

Presidente do Clube de Produtores Continente, Ondina Afonso

Special Advisor Higher Education Authority (Ireland), Rory Neavyn

11:00h – Coffee Break

11:30h – Financiamento vs Território

Moderador: Jornalista, Patrícia Matos

Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, João Ferrão

Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, Pedro Lourtie

Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, Fernanda Rollo

12:30h – Conclusões

Presidente do CCISP, Maria José Fernandes

12:45h – Encerramento dos trabalhos da conferência