Portas de São Vicente reabrem ao trânsito dentro de 15 dias

A circulação nas Portas de São Vicente, que permitem a ligação entre a Boa-Fé e a zona baixa do centro histórico de Elvas, deve ser restabelecida dentro de 15 dias: esta é, pelo menos, a expectativa do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida.

“Se a obra leva mais tempo, é porque estamos numa cidade classificada como Património da Humanidade. Qualquer intervenção que exista, junto das nossas muralhas, por mais urgente que seja, não se pode executar sem o respetivo parecer do Ministério da Cultura”, começa por explicar o autarca.

O Município de Elvas, adianta Rondão Almeida, esperou “praticamente dois meses” por estes pareceres que, entretanto, já foram dados. Agora, a obra “decorre normalmente” e, “possivelmente, ainda vai levar mais 15 dias, naquilo que diz respeito à interdição da passagem das pessoas”.

Mesmo depois de restabelecida a circulação, a obra vai continuar “para ser retirada toda a terra que está por cima das portas, para impermeabilizar a abóbada”. “Mas aí já não há qualquer problema no que diz respeito tanto ao trânsito automóvel e pedonal”, remata.

As Portas de São Vicente encontram-se encerradas a todo o tipo de trânsito desde 30 de outubro, após o desmoronamento e queda na via de parte do escudo de armas, por baixo da estátua do Zé de Melo. Esta intervenção custa à Câmara Municipal de Elvas mais de 30 mil euros.

Notícia relacionada: 

Portas de São Vicente: obra de 30 mil euros deve começar dentro de dias