O legado de Degolados retratado em “Filhos da Freguesia”

Durante mais de meio ano, André Meira produziu, ao serviço da Junta de Freguesia de Degolados, a curta-metragem “Filhos da Freguesia”, que tem por base o legado e a história daquela aldeia do concelho de Campo Maior.

Recentemente divulgado nas redes sociais, este trabalho, que segundo o autor, licenciado em Cinema Documental, é “um produto artístico bastante honroso da história” de Degolados, apesar de “difícil” de executar, contou com o contributo de muita gente. “Consegui reunir meios suficientes para criar uma história que fosse legitimamente coerente e bem conseguida”, assegura.

Com o objetivo de tornar este filme uma apresentação de Degolados ao país, até porque “muita gente não conhece esta freguesia”, André Meira considera que “Filhos da Freguesia” acaba por servir de “introdução” à história da aldeia e a tudo aquilo que os degoladenses representam. Para isso, este jovem procurou, ao longo do filme, dar destaque, entre outros, às fontes e à igreja de Nossa Senhora da Graça, bem como às “várias coisas que existem nas fronteiras da freguesia, como as barragens e as instalações do Grupo Nabeiro e da Delta”, sem que nada ficasse por mostrar.

Havendo muitas pessoas em Degolados com histórias interessantes para contar, garante o cineasta, procurou-se dar voz a todos aqueles que quiseram contribuir para esta curta-metragem, mas sobretudo a pessoas nascidas na freguesia. “A história de Degolados não se conta sem falarmos daqueles que sempre viveram e que sempre conheceram a freguesia”, garante.

Sem possibilidade de trabalhar com equipamentos de alta gama, André Meira garante que o resultado final acaba por ser melhor que aquilo que podia imaginar. Com este trabalho, este jovem tem esperança que se lhe possam ser abertas portas para um futuro profissional na área do cinema.

A curta-metragem “Filhos da Madrugada” tem cerca de 25 minutos e conta, entre outros, com as participações do presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo; da secretária, Olga Madeira; do tesoureiro, Bruno Marques; e do presidente da União Futebol de Degolados, Florival Cirilo.

A curta-metragem para ver, na íntegra, no vídeo abaixo.