Coração Mágico procura tirar idosos de Arronches da solidão

Tirar os idosos de Arronches da solidão, para a qual a pandemia também contribuiu, tem sido um dos principais objetivos do CLDS 4G Coração Mágico, no âmbito do seu terceiro eixo de intervenção: o da Promoção de Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.

Nesse sentido, e segundo a coordenadora do projeto, Goreti Cirilo, as técnicas do CLDS têm vindo a acompanhar várias pessoas, fazendo telefonemas e visitas domiciliárias, para a entrega de compras e medicamentos, com alguma frequência, uma vez que os mais velhos continuam “a ter medo” de sair de casa.

“Continuamos a ajudar as pessoas como se estivéssemos em pandemia, porque realmente estão a ter muita dificuldade em voltar ao dia a dia normal. Vamos à farmácia, levamos os medicamentos a casa, sem querer substituir ninguém, o papel da família, que muitas vezes não está aqui na zona e nós conseguimos fazer esse papel”, assegura a responsável.

Goreti Cirilo garante ainda que o facto da equipa do CLDS ser conhecida em Arronches facilita o trabalho, uma vez que os idosos confiam naquelas pessoas que os visitam e os acompanham. “Quando o projeto começou, fomo-nos apresentar com a GNR, para dar a conhecer o projeto e para não estranharem agora o motivo de nós aparecermos de repente e explicarmos o porquê de estarmos a fazer aquelas atividades”, revela.

O apoio do CLDS, no âmbito da terceira idade, tem como alvo “entre 30 a 40 pessoas”, todas elas ainda nas suas casas. “As pessoas que estão em ERPI (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas) nós não podemos ajudar, porque, ao fim ao cabo, o Estado já está a financiar e acabava por ser subfinanciamento, pelo que nós temos de contar com as pessoas que estão sem abrigo nenhum de nenhuma entidade”, diz ainda Goreti Cirilo.