Famílias de Évora recebem 200 quilos de peixe por semana

As entregas semanais de cerca de 200 quilos de peixe fresco estão a chegar com regularidade a mais de 300 famílias em situação de vulnerabilidade, abrangendo perto de mil pessoas no concelho de Évora.

A iniciativa partiu de um convite que a Docapesca, entidade coordenadora da ação na sua origem, dirigiu à Câmara Municipal de Évora no sentido de integrar este programa de apoio social, que já vem sendo desenvolvido nos concelhos mais próximos do litoral. Aceite de imediato, a autarquia convidou as instituições locais com capacidade logística suficiente para desenvolver o processo de distribuição do pescado pelas famílias referenciadas como em situação de carência.

A Câmara Municipal de Évora, entidade que suporta os custos do transporte, faz chegar o pescado a cinco instituições: Centro Comunitário de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação para o Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Cruz da Picada, Associação de Proteção de Idosos e Reformados de São Sebastião da Giesteira, Caritas Arquidiocesana de Évora e Associação Pão e Paz.

A Câmara Municipal de Évora considera que esta parceria se traduz num “importante apoio solidário a setores carenciados” da população do concelho que “vai sentindo dificuldades crescentes na gestão do orçamento familiar”.