Alarme gerado com possível rotura da Barragem das Hortinhas “é infundado”

Nos últimos dias, a alegada possibilidade de uma rotura da Barragem das Hortinhas, junto à Aldeia de Pombal, na Calçadinha, em Elvas, gerou algum alarme nos residentes da zona da Ribeira do Cêto, por se dizer que estaria em risco de ruir e libertar uma grande quantidade de água para a ribeira, que tem apresentado um caudal muito acima do normal, informação que o proprietário da barragem assegura ser “infundada”.

O próprio presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante que, de “um momento para o outro”, esta barragem pode causar “problemas graves”. “A nossa engenharia esteve lá, vamos ver se a barragem aguenta. Tudo aquilo que temos de fazer é prevenir as pessoas”, adianta o autarca.

Já o presidente da Junta da Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, que esteve no local, revela que está tudo “normalizado” e que a informação de que a barragem estaria a ruir gerou “o caos”. “Falei com pessoas que residem ali perto, dei conhecimento aos Bombeiros e à Proteção Civil, mas penso que está tudo normalizado”. Ainda assim, José Galguinho assegura que, com a ribeira “a deitar água fora”, a preocupação tem sido grande, porque “há muitos bairros, muitas moradias junto à Ribeira do Cêto”.

Perante esta situação de alarme, o proprietário da Barragem das Hortinhas, Sebastião Ortigão Costa, assegura mesmo que esta barragem é “uma mais-valia” para as casas construídas na margem da ribeira. A barragem “retém a água que escorre toda, só sai pelo descarregador, em função da capacidade que ela tem de descarga, e isso, obviamente, que diminui o caudal da ribeira. Se não existisse uma barragem a montante, com certeza que, nestas chuvas, o caudal teria sido muitíssimo mais elevado e provavelmente teriam os devidos danos, que neste caso foram evitados”, assegura.

Segundo Ortigão Costa, a barragem descarregou “com cerca de 50 a 70 centímetros por cima do descarregador”, que tem “cerca de três metros de altura”. “Ainda haveria dois metros mais para a barragem descarregar”, acrescenta. A barragem tem ainda “um outro sistema alternativo de segurança”, que é “uma descarga de fundo, que em qualquer momento pode ser aberta e accionada”.

Sebastião Ortigão Costa “estranha e lamenta” as afirmações que dão conta que a barragem estaria a ruir: “só podem ser de pessoas que não têm conhecimento nenhum do assunto e claro que gera um alarme completamente infundado nas pessoas”.