Prejuízo de dois milhões de euros e sete desalojados em Campo Maior

O concelho de Campo Maior foi um dos mais afetados pelo mau tempo, que provocou sete desalojados e prejuízos na ordem dos dois milhões de euros.

Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo Maior, refere que “foi ativado o plano municipal de emergência e continuamos com o problema do corte da estrada de Elvas que acarreta algumas complicações em termos logísticos. Conseguimos dar uma resposta fortíssima, em termos de limpeza, na zona da Alagoa e temos empenhado todos os elementos municipais para que, rapidamente, consigamos ultrapassar esta situação. A resiliência do povo campomaiorense foi enorme e de destacar o apoio de todos os que quiseram calçar as botas de borracha e ajudar os mais afetados”.

“A maioria dos desalojados pernoitou em casas de familiares, sendo que a ação social municipal está a acompanhar a situação dos sete desalojados. No total, em todo o concelho devemos ter umas 40 habitações afetadas pela chuva”.

Luís Rosinha refere que foram muitas as ocorrências em todo o concelho, chegando a “ser resgatado um casal de idosos que foi transportado para o lar de Degolados”.

EN-373 vai ser avaliada

A estrada nacional 373 vai ser avaliada esta quarta-feira “pelos técnicos das infra-estruturas de Portugal, uma vez que é uma estrada fundamental nas ligações do concelho de Campo Maior”.

Paulo Moreiras, comandante dos bombeiros de Campo Maior, fala em “mais de 30 ocorrências às quais os bombeiros deram resposta o mais prontamente possível. Estivemos no limite das nossas capacidades, no que diz respeito à resposta operacional. Ainda assim, registo com agrado que todas as ocorrências tiveram uma resposta cabal por parte dos nossos elementos. Tentámos ajudar no que nos foi possível e impossível e estamos cá para tentar apoiar na reconstrução das suas vidas”.

Actualmente, “o corpo de bombeiros de Campo Maior tem 20 elementos e às nove da manhã estavam praticamente todos empenhados em operações de socorro. Tivemos que cancelar todos os serviços de transporte de doentes programados, mantendo apenas ações de socorro e proteção a pessoas e bens. Sem dúvida alguma que foi inexcedível o trabalho destes homens e mulheres, para que todos os que precisaram de nós tivessem esse apoio”.

“Há uma barragem que nos preocupa”, diz Rondão Almeida

No concelho de Elvas, Rondão Almeida mostra-se aliviado “por não terem ocorrido acidentes pessoais. No que diz respeito às ocorrências, há algumas situações a resolver, como é o caso da casa das máquinas das piscinas de Santa Eulália, depois temos uma casa que caiu na zona da Belhó e mais algumas pequenas intervenções”.

O presidente diz que “há uma situação de uma barragem que preocupa a autarquia, na zona norte da ribeira do Ceto dada a sua instabilidade”.

Os prejuízos em toda a zona do Alto Alentejo são enormes, devido ao mau tempo, sendo que os concelhos de Campo Maior, Arronches e Monforte são dos mais afetados.