Iluminação de Natal em Portalegre só nas áreas comerciais

Muitos têm sido os municípios que, perante a crise energética que se vive, têm vindo a implementar um conjunto de medidas de redução de consumo energético, com o objetivo de fazer face às dificuldades que se sentem, a nível global.

No caso da Câmara Municipal de Portalegre, revela a presidente Fermelinda Carvalho, “não é de agora” que a autarquia tem procurado fazer “alguns investimentos” com vista à redução do consumo e automatização de todos os equipamentos, para “não gastarem além do necessário”. “Nós já estamos muito virados para esse tema. A eletricidade tem custos elevadíssimos, agora mais que nunca”, comenta.

A autarquia tem, neste momento, “mais viaturas elétricas, mais eficientes”. Apesar do elevado valor de eletricidade, altualmente, Fermelinda Carvalho quer crer que “ainda compensa ter viaturas elétricas, apesar do investimento inicial ser grande”.

Por outro lado, a autarca assegura que as medidas europeias, no âmbito do quadro comunitário que está a terminar, de eficiência energética, para os municípios, “não foram muito bem preparadas”, pelo que acabaram por não ser implementadas, por muitas autarquias. “Têm de ser revistas, têm de ser mais atrativas, porque muitas destas medidas pressupunham no final a devolução da verba investida, ou seja, têm de ser medidas a fundo perdido, para ser aqui um verdadeiro incremento para os municípios poderem investir nestas áreas”, assegura.

Lembrando que a iluminação pública representa para os municípios sempre “valores astronómicos”, Fermelinda Carvalho revela que, este ano, a iluminação de natal, em Portalegre, este ano, será restringida às áreas comerciais da cidade, “não só por uma questão económica, mas também por uma questão de exemplo para os munícipes”.

Segundo a ADENE, a Agência para a Energia, as medidas previstas no plano de poupança de energia devem ser prolongadas até ao próximo ano. De recordar que para poupar energia, em plena crise energética, o Governo propôs várias medidas, desde o teletrabalho até à redução do horário da iluminação nos edifícios.