O Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi distinguido recentemente com dois selos pela Direção-Geral de Educação: “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” e “Escola Saudável”.
No primeiro caso, trata-se do reconhecimento das ações desenvolvidas pelo agrupamento na promoção e na implementação, do plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying. Todo o trabalho levado a cabo nas escolas é escrupulosamente analisado e existem etapas e aspetos fundamentais que são alvo de avaliação, nomeadamente, constituição de uma equipa; níveis de educação e ensino envolvidos; articulação com componentes curriculares; certificações/reconhecimentos; projetos e iniciativas no PAA e PADDE; identificação e resposta a casos de Bullying; exemplos de Boas Práticas e situações a melhorar.
A sua atribuição não premeia a não existência de situações, mas sim todo o trabalho de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying. Idealmente será para esse estado “zero” de Bullying e ao Ciberbullying que o agrupamento procura caminhar.
No segundo caso, pretende-se, com a atribuição deste Selo, reconhecer o mérito do agrupamento que através das suas práticas contribuam para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.
Veja-se o que consta no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, onde a escola, enquanto “ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, os/as alunos/as adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar”, e onde “constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista, mobilizando valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável”.
Em comunicado o agrupamento revela que “não são os selos que nos movem, porém, são o reconhecimento por instituições idóneas do trabalho desenvolvido por todos os que formamos a Comunidade Educativa de Campo Maior: Alunos, Professores, Pais, Pessoal Não Docente e entidades locais e regionais. Sabemos que os maiores beneficiados serão aqueles para o qual direcionamos o nosso esforço – os Alunos”.