Escolas de Campo Maior fechadas em dia de greve

A adesão à greve por parte dos funcionários da Secundária de Campo Maior, bem como do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, levaram esta sexta-feira, 18 de novembro, ao encerramento das duas escolas.

Ainda sem o apuramento feito do número de funcionários e professores em greve, tendo em conta a existência de “horários desfasados”, o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, revela que “como as greves têm sempre a premissa de não haver substituição daqueles lugares, alguns assistentes operacionais não compareceram ao seu local de trabalho, à hora marcada, comprometendo o funcionamento” das duas escolas.

“Sem condições” e garantias para que as escolas funcionassem hoje dentro “de alguma normalidade e da segurança que é necessária”, com o “pessoal adequado”, as escolas do Agrupamento já só voltam a receber os alunos na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro.

Esta greve foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, a uma semana da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2023, que prevê aumentos salariais de um mínimo de cerca de 52 euros ou de 2% para a administração pública no próximo ano. A Frente Comum de Sindicatos, contudo, tem vindo a exigir aumentos salariais de 10% para a administração pública no próximo ano, tendo esperança que ainda haja tempo para negociar com o Governo.