Arronches poupa energia com luzes de Natal menos tempo ligadas

O Município de Arronches, à semelhança de muitos outros na região, irá este ano manter a tradição da iluminação de natal, ainda que com um ajuste no que diz respeito aos períodos de utilização.

O presidente da Câmara, João Crespo, revela que as recomendações do Governo, relativamente à poupança de energia, serão cumpridas, por mais que o horário estipulado para o funcionamento da iluminação de natal ainda não esteja definido. “Vamos ter um natal com decoração à mesma, no entanto teremos essa iluminação mais desligada um pouco mais cedo do que era habitual”, revela o autarca.

“Se anos anteriores, a iluminação estava toda a noite ligada, em princípio, entre as 23 horas e a meia-noite, será desligada, dando aqui um sinal a toda a população da necessidade de poupar energia”, diz ainda João Crespo.

Tendo em vista a poupança, quer ao nível do consumo de energia, quer de água, a autarquia está já a delinear também um plano para que os edifícios municipais se possam tornar mais eficientes.

De recordar que uma resolução do Conselho de Ministros recomenda que, de 6 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, se possa “ajustar os períodos de utilização da iluminação natalícia” para o horário entre as 18 horas e a meia-noite.