Vera Guelha (na foto) tomou posse, nesta quarta-feira, dia 27, como presidente da Comissão Política Concelhia de Elvas das Mulheres Socialistas, Igualdade e Direitos.
Vera Guelha decidiu aceitar este desafio “por ser um órgão que trata de problemas que ainda existem na sociedade em que vivemos, como é o caso da desigualdade de género e das desvantagens da mulher em relação ao homem. São essas as linhas em que nos vamos focar nos próximos dois anos e sobre as quais vamos tentar organizar atividades para sensibilizar para esta temática”.
“As questões salariais e hierárquicas são as que mais desigualdades levantam. Se olharmos para as estatísticas, as mulheres têm um nível académico superior à maioria dos homens mas acabam por ter cargos inferiores. Depois temos a vertente social em que a mulher é responsabilizada por todos os serviços domésticos e de cuidador, do homem e dos filhos, e depois ainda têm que complementar com a vida profissional, o que não é fácil”.
Vera Guelha quer que este projeto “vá muito além daquilo que é o partido e queremos o contributo de todos. Aproveito também, para agradecer ao atual presidente da concelhia de Elvas, ao Bruno Mocinha, porque ele foi o grande impulsionador desta Comissão e é bastante sensível a este tipo de problemas”.
A tomada de posse contou com a presença da presidente nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, Elza Pais, da representante federativa do distrito, Margarida Corinha, do presidente da federação distrital de Portalegre do Partido Socialista, Ricardo Pinheiro, e do presidente da Distrital da JS, João Meira.