Desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim avança

O processo de separação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim está a ser formalizado para voltar à situação anterior à reforma autárquica que juntou estas duas freguesias em 2013.

A garantia é dada pelo tesoureiro desta união de freguesias, José Guerra, adiantando que “o processo já está praticamente entregue, agradeço ao presidente da Câmara de Elvas e técnicos envolvidos, que em muito ajudaram”. Neste momento, falta entregar “os inventários de cada freguesia”, e ainda ser aprovado todo o processo, em Assembleias de freguesia e municipal, bem como em reunião de Câmara.

José Guerra acredita que a separação é possível, uma vez que “todos os componentes solicitados foram entregues”.

José Guerra afirma que nem ele, nem Manuel Bandarra, presidente da União de Freguesias, são contra esta União que existe, e acrescenta que “é de louvar que nos entendemos bem e estamos a fazer um bom trabalho, mas as populações querem de volta as suas terras e, tanto a Terrugem como Vila Boim, têm todas as condições para serem governadas de forma independente, e é isso que nós queremos, também em prol da população”.

Agora, o processo passa ainda por algumas aprovações, sendo que entre outubro e novembro tem de ser entregue na Assembleia da República.

Processo para desagregar a União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, unidas pela reforma administrativa de 2012/2013, que está a avançar.