Municípios de Elvas e Viseu estreitam ligações com protocolo de geminação

Os municípios de Elvas e Viseu estão agora mais próximos devido à geminação de cooperação entre os dois concelhos, formalizada ontem, quinta-feira, 8 de setembro, na Câmara Municipal de Viseu.

Graça Luna Pais, presidente da Assembleia Municipal de Elvas, revela que “este é um marco importante nas duas cidades, que promoverá a articulação, companheirismo, eventos a vários níveis, sociais, educativos, comercias, económicos, que trarão mais-valias para ambas as cidades. É com enorme prazer que assinalamos este dia, esperando que a partir de hoje, esta distância se torne mais curta, e que seja significativamente mais fácil fazer Elvas-Viseu e Viseu-Elvas, com certeza que teremos muitas coisas em comum e que a partir de hoje o futuro será, com certeza diferente”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, enaltece o patrono comum das duas cidades “São Mateus”, que por si só já justifica esta união. “Está nas nossas mãos alimentar esta geminação através de relações comerciais, visitas de escolas, de relações com os autarcas, relações culturais e eventos que é possível ter num lado e outro e com culturas que são diferenciadas e vale a pena entrelaçar, mas temos um elemento extremamente interessante que por si só já justifica esta geminação, “São Mateus”.

Foi proposto, ao presidente da Câmara Municipal de Elvas, que o nome da cidade de Viseu constasse na toponímia da cidade, algo que foi “acolhido” por Rondão Almeida, acrescenta Fernando Ruas. “Nós achámos que era a altura oportuna e que havia condições para fazer a geminação” e espero que  possamos ir acompanhando e, mais tarde, dizer que valeu a pena este passo, já que se há fator que aproxima os povos é através de ligações como esta”, remata o presidente da Câmara de Viseu.

Municípios de Elvas e Viseu formalizaram ontem um protocolo de geminação, com vista a estreitar ligações entre as duas cidades que têm como patrono São Mateus.