Universidade de Évora promove curso de iniciação à consultoria

A Universidade de Évora (UÉ), em parceria com a Brighten Consulting, empresa de consultoria, está a promover um curso de Iniciação à Consultoria nos espaços da Universidade de Évora.

Esta iniciativa que teve início no passado dia 11 de julho e decorre até ao dia 15, tem por finalidade capacitar os estudantes da Universidade, de distintos cursos, para a sua inserção na vida ativa, em especial nesta empresa de consultoria.

A parceria surge de contactos estabelecidos entre a empresa e o Departamento de Gestão da Universidade de Évora na procura de soluções para a capacidade de recrutamento de talento e de fixação de profissionais na região.

O curso é ministrado nas instalações da Universidade, por um total de 8 formadores da Brigthen Consulting, com o apoio de 2 professores do Departamento, focando-se nas temáticas da consultoria de gestão e de sistemas de informação, competências do consultor, transformação e tecnologias digitais, segurança e proteção de dados, compliance de negócio e financiamentos e fundos de apoio ao investimento. O curso é essencialmente prático, tendo os participantes de desenvolver soluções a desafios que lhes serão colocados.

A Direção Departamento de Gestão, bem como a Direção do curso de Gestão, consideram que é importante promover uma ligação intensa com as empresas para a capacitação da comunidade estudantil, e que este tipo de ações é uma mais-valia e um valor acrescentado para os estudantes, aumentando por esta via, as oportunidades de empregabilidade.

O coordenador da iniciativa na Universidade, Paulo Resende da Silva afirma que “potenciar as capacidades, promover competências, construir linguagens e promover o talento com a Brighten abrirá horizontes e proporcionará oportunidades únicas em novas experiências de inserção na vida ativa”. Esta iniciativa, tal como refere, “abrirá as portas da Brighten a estes estudantes, potenciando a empregabilidade e a fixação de talentos em Évora e em Portugal. A Brighten e a Universidade aceitaram o desafio pelo que é uma parceria para construir sucesso.”.

De acordo com Cristina Ferreira, da Brighten Consulting, esta é uma oportunidade “não só para recrutar talento, mas também uma aproximação à academia, algo que vemos muito positivo. Temos sede em Lisboa, um pólo em Évora, mas somos uma multinacional que trabalha para o mundo, com uma fatia relevante do nosso volume de facturação no mercado internacional”.