DECIR reforçado para terceira fase de combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) deste ano vai ter amanhã, dia 1 de junho, o seu primeiro reforço.

“O distrito de Portalegre vai contar com 103 equipas de prevenção e combate a incêndios, mais seis em relação às que estiveram ativas neste mês de maio. Já no período de nível quatro, entre 1 de julho e 30 de setembro, passamos para 111 equipas, num total de 441 operacionais. Vamos também contar com mais dois aviões bombardeiros médios, a partir de Ponte de Sor”, de acordo com Rui Conchinha, Comandante Distrital de Portalegre da Proteção Civil”.

No distrito de Portalegre, o tipo de ocorrências mais frequente “depende do período em que nos encontramos. Nesta altura, as ocorrências mais registadas estão relacionadas com os trabalhos agrícolas. Na próxima fase entramos na fase dos incêndios mais florestais”.

O Comandante Rui Conchinha deixa um apelo aos ouvintes para que “evitem comportamentos de risco e sigam as indicações difundidas pelas autoridades competentes”.

A nível nacional, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais conta com um aumento de 7% de operacionais num total de 12.917 elementos na fase mais crítica. Entre julho e setembro o dispositivo está na sua máxima capacidade, voltando depois a ser reduzido a partir de outubro.